fbpx

A instalação do sistema de energia solar: como, onde, quando

por 31 de outubro de 2019 Blog
Conheça todo o processo de instalação de energia solar

Gerar a própria energia já é uma realidade para muita gente. Falar em energia solar é sinônimo de economia e alto rendimento. Entretanto, antes de conquistar essa independência, alguns passos são seguidos. Confira quais são as etapas de instalação do sistema de energia solar:

Vistoria

Antes de qualquer procedimento, um integrador qualificado faz uma vistoria técnica no lugar a receber o sistema fotovoltaico. É um passo bastante simples, mas que faz toda a diferença. Afinal, é a partir disso que se têm noção do orçamento e da estrutura do local. 

Também é nessa fase que são avaliados quais equipamentos serão necessários para a instalação, sempre de acordo com o perfil de consumo do imóvel.

Elaboração do projeto

Para que o sistema fotovoltaico seja instalado, são levados em consideração alguns pontos, como por exemplo: 

  • A disponibilidade da área do telhado;
  • O tipo de cobertura (telha);
  • A orientação e inclinação para instalação das estruturas de suporte;
  • A produção energética demandada pelo cliente e a potência fotovoltaica a ser instalada;
  • O estudo financeiro

Com todos esses detalhes o integrador fará o projeto exato para o tipo de imóvel do cliente, para não haver surpresas no decorrer do processo.

Proposta

A partir dos dados coletados pelo integrador e a formulação de um projeto, chega a hora do proprietário conhecer o que será transformado. Nessa hora, é apresentado o orçamento para que, por fim, o contrato seja assinado e o projeto saia do papel.

Cronograma de instalação

Como em toda obra, a instalação do sistema fotovoltaico também tem uma previsão de início e finalização. Então, é nesse cronograma que o cliente ficará por dentro de todos os processos internos, como a relação com a concessionária, compra, logística e pré-montagem do material; assim como os processos externos, como a data do dimensionamento, instalação e homologação do sistema.

Instalação

A partir do projeto apresentado e o orçamento aprovado, a instalação finalmente começa. Cada projeto tem o seu tempo de instalação, porém, ela não demanda preparação prévia e a interferência no espaço é mínima.

Troca de relógio

Para que a energia produzida pelo sistema fotovoltaico entre no quadro de compensação de sistemas, a rede precisa estar conectada à concessionária. Então, o medidor é trocado por um relógio bidirecional que não só mede a luz recebida pelas centrais nos momentos que os módulos não funcionam, mas também a energia solar injetada quando há crédito na geração de energia gerada.

Monitoramento

Como em qualquer investimento, o sistema fotovoltaico também passa por monitoramento de produção. Essa é uma maneira de verificar a efetividade da produção de energia solar, analisando a necessidade de uma manutenção corretiva. 

Deixe um comentário

WhatsApp chat