fbpx

Normas de segurança para instalação de sistemas fotovoltaicos

por 3 de junho de 2020 Blog

O instalador de painéis solares é responsável por toda a execução de um projeto fotovoltaico e o trabalho requer muito cuidado, afinal, ele envolve mexer diretamente com energia elétrica e subir em residências e edifícios para fazer as montagens das placas.

É importante que o instalador tenha facilidade para ler as instruções e especificações desses projetos. As atividades que executam são, montagem da estrutura de sustentação das placas solares, bem com as fixação dos painéis; instalação da parte elétrica com cabeamento de todo o sistema e programação do inversor fotovoltaico, o aparelho que transforma a luz do sol em energia elétrica.

Por isso, há duas normas que devem ser seguidas à risca, a NR 10 e a NR 35. Veja a lista com as principais informações sobre as normas:

A NR10 – Garante a segurança de quem lida diretamente com eletricidade

  • Crie um prontuário de instalações Elétricas (PIE), que é um sistema organizado de informações sobre os procedimetnos para proteção contra os riscos elétricos.
  • Elabore os procedimentos de trabalho e de execução dos serviços.
  • Faça treinamentos constantes para se aperfeiçoar e saber e se proteger.
  • Use sempre os equipamentos de proteção.

A NR 35 – Garante a segurança de quem realiza trabalhos a mais de 2 metros de altura, com risco de queda.

  • Faça uma análise de risco e crie um procedimento operacional para as atividades rotineiras, bem como uma avaliação prévia das condições do local de trabalho.
  • Só inicie o trabalho depois de se certificar de que não há risco para a sua saúde.
  • Use sempre os equipamentos de proteção.

Não dê chance para o perigo.

Fonte: Sebrae

Vem Pra Fotus!⚡☀️

WhatsApp chat