Como visualizar a geração do seu sistema no SEMS Portal

Por

Por

Como visualizar a geração do seu sistema no SEMS Portal

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Neste artigo serão demonstradas as diferentes formas de observar a energia gerada pelo sistema fotovoltaico com inversores GoodWe instalados na unidade consumidora. Para isso, primeiramente é preciso acessar o SEMS Portal com o login e senha disponibilizados no cadastro inicial.

Após realizar o login, para acessar os relatórios referentes à instalação desejada, é preciso selecionar a seção “Relatórios”, localizado na parte superior do SEMS Portal.

Figura 1

 

A seguir, na aba “Relatórios”, encontrado no lado esquerdo da página, teremos quatro opções diferentes de relatórios disponíveis: Mensal, Anual, do Usuário e de Simulação.

 

Para retirar os relatórios de geração mensal e anual, o procedimento é o mesmo, mudando apenas a opção. Para visualizar os relatórios, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Em Relatórios, selecionar “Relatório Mensal” para geração mensal ou “Relatório Anual” para geração anual;
  2. Clicando em “Seleção de Locais” na parte superior esquerda da tela, irá surgir uma nova janela. Nela insira o nome da planta no campo superior direito;
  3. Selecione a planta clicando no símbolo azul disponível do lado do nome da planta e clique em confirmar;
  4. Selecione o mês ou ano desejado na parte “Selecionar Data” na parte superior direita da página;
  5. Clique em “Relatórios” ao lado direito da data selecionada, assim irá surgir um gráfico e uma tabela abaixo dele, mostrando a geração dia a dia do mês caso esteja vendo “Relatório Mensal” (Figura 3) ou mostrando mês a mês do ano selecionado caso esteja vendo “Relatório Anual” (Figura 4).

Figura 3

Figura 4

Caso tenha mais de um sistema cadastrado e queira compará-los, no momento de seleção da planta (passos 2 e 3) escolha as plantas que deseja observar. Dessa forma, os gráficos de geração aparecerão juntos em um único gráfico e, na tabela, irá aparecer a geração de cada planta em cada dia do mês selecionado como mostrado na Figura 5 .

Figura 5

[/vc_column_text][divider line_type=”No Line” custom_height=”5″][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][vc_column_text]Diferente dos relatórios anteriores, no Relatório do Usuário é possível observar a geração de um período específico, não podendo exceder 31 dias. Para retirar esse relatório é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  1. Em Relatórios, selecionar “Relatório do Usuário”;
  2. Clicando em “Seleção de Locais” na parte superior esquerda da tela, irá surgir uma nova janela, insira o nome da planta no campo superior direito;
  3. Selecione a planta clicando na folha azul que aparece na direita da planta e clique em confirmar;
  4. Depois de confirmar, é necessário ”inserir as datas do intervalo que deseja visualizar o relatório, para isso é só clicar em “Selecionar Data” e escolher o período;
  5. Selecionada a planta e inserido o intervalo de tempo, basta clicar em “Relatórios”, localizado a direita de “Selecionar Data”.

Após realizar o procedimento acima descrito, aparecerá o gráfico de geração do intervalo de tempo selecionado. Logo abaixo  aparecerá o Número de Série do inversor instalado e a geração total da planta (Figura 6). Se houver mais de um inversor inserido em uma mesma planta, será disponibilizado também a geração de cada inversor  logo abaixo. Além disso, assim como nos relatórios mensais e anuais, é possível inserir mais de uma planta em um mesmo relatório do usuário.

Figura 6

 

Em plantas com vários inversores é possível obter o relatório de geração individual de cada dispositivo. Para retirar esse relatório é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a planta onde se encontra o inversor do qual deseja.
  2. Descendo a página, pode-se observar detalhes do inversor conforme mostra a Figura 7. Caso tenha mais de um inversor, selecione o desejado através das setas a direita e a esquerda. A seguir clique em “Curva”, no canto superior direito;
  3. Na nova tela que aparece, será preciso clicar no botão “Geração de Energia&Renda” destacado em azul claro conforme Figura 8;
  4. Escolha se o intervalo deve ser de dias, meses, ou anos.
  5. Em seguida selecione a data até a qual deseja verificar os dados;
  6. Por fim, pode-se exportar os dados para uma planilha Excel clicando no símbolo com formato similar a uma folha de papel, ao lado direito da data, conforme Figura 8.

Figura 7

 

Figura 8

 

Qualquer dúvida entre em contato conosco.

Catarina Mezzedimi Cunha Dagostini

suporte@fotusenergia.com.br[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]