Dicas de pós venda para fidelizar seus clientes

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Dicas de pós venda para fidelizar seus clientes

Sabemos que no mercado fotovoltaico mais de 50% das vendas de energia solar surgem por indicação. Para essa relação ser mantida, um dos principais pontos a serem trabalhos é o pós venda dos sistemas instalados.

Depois de finalizar um projeto para o cliente, é iniciada uma jornada de 25 anos com o mesmo. Então, nada mais é do que um processo de ‘customer experience’ que é preciso manter para que os fatores que fizeram aquele cliente comprar a planta sejam mantidos nesse período.

Separamos alguns exemplos de situações que poderiam ser evitadas se o pós venda tivesse sido realizado com sucesso!

Situação 1 – O cliente instala no primeiro mês um ar-condicionado e a conta vem mínima. Isso se mantém nos próximos dois meses, porém, logo após, o cliente decide comprar uma cervejeira e um aquecedor. Consequentemente, a conta de energia virá maior do que anteriormente devido ao crescimento do consumo.
O cliente, após ver o aumento da conta, irá questionar o integrador dizendo que ele não cumpriu com o que foi prometido. Para explicar a situação, o integrador terá que apresentar o relatório de geração, a conta de luz e mostrar que o consumo aumentou devido as novas compras.

Dica: Sempre acompanhe as contas de energia do cliente pois, dessa forma, você poderá avisar ao consumidor que o consumo de energia está aumentando e que o sistema projetado talvez não seja suficiente para suprir a demanda da instalação. É muito mais vantajoso para o cliente pagar por uma placa adicional para complementar a planta do que pagar para a concessionária. Antecipar a realidade do aumento de consumo é onde se vende uma ampliação de usina. Além de evitar que o nome do integrador e do fabricante, seja manchado, devido ao cliente achar que foi enganado. Sendo assim, o processo de pós-venda reduz toda essa situação.

Situação 2 – O cliente liga questionando o porquê uma conta de luz veio alta.
E o motivo seria a baixa da performance devido a placa está suja.

Dica: O fato de orientar ao cliente sobre a manutenção e limpeza dos equipamentos, seria uma prática de pós-venda e anteciparia toda a situação.

A mudança da chave de pós-venda passivo para o ativo é onde o integrador irá ter sucesso no mercado. Será realizado a redução de danos, de gastos e ainda gerar outras receitas.

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