Saiba o porquê você não deve comprar um painel solar que tenha somente o selo do Inmetro

Por

Por

Saiba o porquê você não deve comprar um painel solar que tenha somente o selo do Inmetro

Olá, Integrador!

Separamos um artigo para explicar e orientar sobre o porquê você não deve comprar um painel solar que tenha somente o selo do Inmetro. Informação que muitos integradores ainda não sabem, mas o teste do Inmetro não atende os padrões de segurança e qualidade necessários de um painel solar.

O teste é SIM bem feito por laboratórios competentes e com ótimos profissionais, porém, os requisitos estabelecidos pelo Inmetro não contemplam os testes necessários para garantir o desempenho e vida útil do seu painel solar. Na verdade, contemplam apenas o Flash-test. Flash-test é um teste feito com um simulador solar que mede a potência do Painel Solar.

Então qual a importância do Selo do Inmetro para os painéis solares?

Foi estabelecido principalmente para garantir que exista uma empresa estabelecida no Brasil que seja legalmente responsável por este produto. Ou seja, se o seu painel solar apresentar algum defeito teremos alguém aqui no Brasil para falarmos. Para um painel solar ser legalmente comercializado no Brasil ele precisa do selo do Inmetro.

Afinal, qual o teste comprova que um painel solar atende os padrões de segurança e qualidade? O IEC 61215.

O teste exigido pelo Inmetro contempla apenas um dos 18 requisitos internacionais e se você comprar um painel que não cumpra esses 18 requisitos corre o sério risco de acabar com um painel que vai durar pouco e pode até causar um incêndio em casos mais graves.

Passar no teste de qualificação do IEC 61215 significa que o produto atende aos requisitos considerados mundialmente como os necessários para um painel ter a durabilidade, desempenho e segurança necessária para ser comercializado em países como os da Europa, Japão, China, EUA e outros.

Os painéis que passaram no teste IEC 61215 possuem uma probabilidade muito maior de ter um bom desempenho e não apresentarem problemas precoces.

Saiba quais os ensaios e testes que são feitos no IEC 61215:

1 – Inspeção Visual

2 – Determinação de potência máxima (Pmax)

3 – Resistência de isolamento

4 – Teste molhado de fuga de corrente.

5 – Medição dos coeficientes de temperatura.

6 – Medição da Temperatura Nominal de Funcionamento da Célula (NOCT)

7 – Desempenho do painel solar na STC e NOCT

8 – Desempenho do painel solar em baixa irradiância.

9 – Teste de exposição ao ar livre.

10 – Teste de resistência de Hot-Spot

Fonte: Portal Solar