Como Funciona a Energia Fotovoltaica? A energia fotovoltaica, também conhecida como solar, é uma modalidade de geração de energia que capta a luz solar e a transforma em energia elétrica.

O processo ocorre em três etapas:

distribuição de equipamentos fotovoltaicos

Captação

A luz solar é captada pelos painéis instalados no telhado. Esses painéis contêm células fotovoltaicas que convertem a luz em energia corrente contínua. Um bom projeto de energia solar avalia a melhor angulação e os equipamentos ideais para amplificar a geração de energia.

distribuição de equipamentos fotovoltaicos

Transformação

Essa energia elétrica em corrente contínua é transformada, por meio de um aparelho chamado inversor, em corrente alternada – própria para consumo em residências e empresas.

distribuição de equipamentos fotovoltaicos

Abastecimento

Pronto! A energia está pronta para ser utilizada nos aparelhos eletrônicos da sua casa e/ou empresa!
É importante lembrar que se a residência gerou mais do que consumiu, o excedente é convertido em créditos para uso posterior. Agora você entende como funciona a energia fotovoltaica

Vantagens da energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica, também conhecida como solar, é uma modalidade de geração de energia que capta a luz solar e a transforma em energia elétrica.

distribuição de equipamentos fotovoltaicos

Reduza até 95% na sua conta de energia

Por meio do uso dessa energia, é possível reduzir a conta de energia em até 95%! E ainda é possível produzir mais energia do que se consome.

Essa energia gerada a mais é enviada para a rede de distribuição e transformada em crédito, podendo ser utilizada quando não há geração de energia.

distribuição de equipamentos fotovoltaicos

Payback e Retorno Financeiro

Hoje em dia, essa instalação apresenta um retorno financeiro melhor do que muitos investimentos de baixo risco com rendimento acima de 16% a.a.

Com essa taxa de retorno, o payback médio é de 3 a 5 anos, os outros 20/30 de funcionamento pleno do sistema é lucro!

distribuição de equipamentos fotovoltaicos

Valorização do imóvel

Um sistema fotovoltaico proporciona a geração de uma energia econômica desde a sua instalação.

Além disso, o seu imóvel é valorizado: pesquisas apontam que a instalação de um sistema fotovoltaico gera uma valorização de 3% a 6% no valor do imóvel.